Sistema Massa Mola
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA APLICADA E TERMODINÂMICA
LABORATÓRIO DE FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL II
Sistema Massa-Mola
Relatório
Integrantes do Grupo:
José Elias de Oliveira Gomes Júnior
Rafael Pires Paes Leme
Frank Belmont
Prof.: Davi de Oliveira
Turma 16
Rio de Janeiro, 10 de Abril de 2014.
Sumário
INTRODUÇÃO3
OBJETIVO7
MATERIAIS7
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL7
RESULTADOS8
OBSERVAÇÕES E CONCLUSÕES11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11
ANEXO - QUESTÕES12
INTRODUÇÃO
Sabemos de início que a palavra oscilação significa um balanço para frente e para trás. As oscilações ocorrem quando um sistema é perturbado a partir de uma posição de equilíbrio estável. Muitos exemplos existem: surfistas sobem e descem flutuando esperando uma boa onda, pêndulos de relógio balançam para lá e para cá, cordas e palhetas dos instrumentos musicais vibram.
Outros exemplos menos familiares, são as oscilações das moléculas de ar em uma onda sonora e as oscilações das correntes elétricas de rádios, aparelhos de televisão e detectores de metal. Existem muitos outros dispositivos que dependem de oscilações para funcionar.
Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke : F = - kX
Um tipo de movimento oscilatório muito comum e importante que discutiremos neste relatório de aula prática, é o movimento harmônico simples, como o de um corpo de massa m, é preso em uma mola vertical. Para tratarmos deste tipo de oscilação, primeiramente discutiremos os princípios básicos do MHS e de um sistema de oscilação massa-mola ideal.
Figura I.1: massa e mola em uma superfície sem atrito. O deslocamento medido no eixo x medido a partir da posição de equilíbrio (ponto 0), é positivo se a