Sistema Massa Mola -Fisica
Objetivo
O objetivo principal deste estudo é analisar fenômenos físicos relacionados com o sistema massa-mola.
Introdução Teórica
O experimento descrito a seguir será verificado o comportamento de um sistema massa-mola. Para isso, devem-se estabelecer alguns conceitos como demostrado no Movimento Harmônico Simples (MHS), basicamente é um movimento que acontece no período ou ciclo. O MHS pode ser observado em qualquer sistema em equilíbrio estável que tem sua situação modificada, na qual passa a executar um movimento de ciclo, período ou oscilação. O nosso estudo é o sistema massa-mola que é formado por um corpo de massa (m) preso a extremidade de uma mola. Com isso, quando a mola é comprimida ou distendida ela realiza um movimento oscilatório proposto na lei de Hooke.
Podemos imaginar um sistema na qual uma mola de constante k e um bloco de massa m, em condição oscilador massa mola, com a mola presa verticalmente a um suporte, em um ambiente que não tenha resistência ao movimento do sistema.
Figura 1. Sistema massa-mola vertical
Pode se observar na figura 1 que para haver um equilíbrio o somatório das forças deve ser igual a zero, em outras palavras é o ponto onde a força elástica e a força peso se anulam. Partindo desse ponto de equilíbrio, ao puxar o peso, a força elástica será aumentada, e como é uma força restauradora sem considerar dissipação, o oscilador deve manter em MHS, oscilando assim em A e –A.
Nesse experimento serão efetuadas algumas medidas de deslocamento da mola com diferentes pesos aplicados. Assim, com essas medidas iremos obter o gráfico da força peso em função do deslocamento e também valor da constante de elasticidade (𝑘). Além desses dados, será possível calcular o período (T) e a frequência (f). Com novos dados e modificações matemáticas, será possível obter o gráfico que mostra o