Sistema linfatico
Sistema Linfático * É composto por vasos linfáticos, ele é considerado o segundo sistema circulatório do corpo que constitui uma parte importante do sistema imunológico. * O sistema circula em torno do corpo através dos vasos linfáticos (que são diferentes dos vasos sanguíneos) e gânglios linfáticos.
Funções do Sistema Linfático * Manter o equilíbrio de líquidos e proteínas no organismo; * Linha de defesa contra as infecções ou doenças de microorganismos invasores; * Trato gastrointestinal absorvem as gorduras dos alimentos.
Linfedema * É uma tumefação de algum órgão do corpo, decorrente da perturbação ou obstrução na circulação linfática. Consiste em um acúmulo do fluido linfático no tecido intersticial, o que causa edema, mais frequente em braços e pernas, quando os vasos linfáticos estão prejudicados.
Linfedema – Classificação * Linfedema Primário - Pode ocorrer no nascimento, na adolescência ou na idade adulta e é devido a uma deficiência do sistema linfático. * Linfedema Secundário - pode resultar de uma cirurgia, como é o caso do câncer da mama, remoção de gânglios axilares, tratamentos à base de radiações, quimioterapia e como é óbvio em todos os casos onde houve uma interrupção do sistema linfático. * Linfedema pós - traumático; ocorrem após fraturas, traumas, queimaduras, tatuagens; * Linfedema pós – infecção - São decorrentes da destruição do vaso linfático, pelo processo infeccioso da pele e do tecido celular subcutâneo, as tão frequentes. * Linfedema de braço - O risco de desenvolver Linfedema depois da cirurgia do câncer da mama depende do número de gânglios removidos, da quantidade de radiação recebida e na capacidade que as funcionalidades restantes ainda tiverem, para compensar a perda. Muitas vezes o Linfedema não aparece senão após alguns anos depois do câncer.
Linfedema de Braço
Cuidados de Enfermagem * Não medir a pressão arterial, retirar sangue,