Cancêr de mama
TRATAMENTO DO CANCÊR DE MAMA
O tratamento vai variar de acordo com o tipo e o estágio do tumor. Assim, cada caso será determinado mediante exames, lembrando que quando mais cedo a doença for descoberta, as chances de cura vão ser maiores. Como em alguns casos a cura é mais complicada, hoje em dia é possível viver bem, mesmo com a doença metastática, que é quando o câncer se espalha, e as celulase as células cancerosas podem se espalhar pela corrente sanguínea e o sistema linfático. Ou seja, quando as células de câncer se espalham e formam um novo tumor em um órgão, esse tumor é metastático.
• OS TIPOS DE TRATAMENTO
Os tratamentos são classificados em: Terapia local e Terapia Sistemática.
A terapia local é feita com cirurgia e radioterapia, e trata do tumor no local que ele atingiu, sem afetar o resto do organismo.
A cirurgia é o tratamento mais antigo, e quando o tumor esta no estágio inicial e fácil para a retirada é a mais eficiente.
A Radioterapia usa a radiação ionizante, e é utilizada para tumores localizados que não necessitam de retirada de grande parte da mama, ou para tumores que não podem ser retirados totalmente pela cirurgia, ou quando se quer diminuir o risco de que o câncer volte a crescer.
A terapia sistemática é feita por via oral ou diretamente na via sanguínea para atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo. A quimioterapia, a terapia hormonal e a terapia-alvo são exemplos de terapias sistemáticas.
A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos