SISTEMA JUST IN TIME NO DESEMPENHO LOGÍSTICO
Esta monografia apresenta os impactos do sistema Just in Time nos indicadores de desempenho logístico das organizações. Desenvolveu-se um trabalho a partir de uma análise do cenário econômico atual que vêm contribuindo para que as organizações desenvolvam e apliquem práticas produtivas que otimizem o uso dos recursos produtivos e elevam o nível de serviço ao cliente. Os sistemas fabris que operam em processo de Just in Time em conjunto com os objetivos logísticos têm gerado resultados relevantes em seus indicadores de desempenho logístico. E então se explorou o estudo deste cenário produtivo atual desenvolvendo um trabalho com embasamento teórico em uma pesquisa bibliográfica centralizada quase que totalmente em três temas principais: sistema just in time, sistema logístico e indicadores de desempenho.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1. Conhecendo o sistema
No estágio de competitividade atual, os ganhos de produtividade, eficiência e qualidade tornaram-se uma questão de sobrevivência para as indústrias brasileiras.
Segundo Bornia(2002) a participação do Brasil no Mercosul e a redução das barreiras para entrada de produtos no mercado interno vem tornando a competição mais intensa, e por conseqüência essa competência ocasiona transformações nos sistemas produtivos das empresas. Sistemas estes que objetivam uma produção flexível, em curtos prazos, a um baixo custo e com um menor prazo de entrega ao cliente.
Segundo Slack (1999) o sistema de produção enxuta vem sendo implantado desde a década de 80, com o objetivo de produzir com qualidade perfeita e sem desperdícios.
Bornia (2002) diz que as empresas modernas devem possuir um sistema de produção que evite ao máximo a ineficiência de corrente de má qualidade e o trabalho improdutivo; assim atividades que não colaboram efetivamente para a agregação de valor ao