Resumo Logistica Para Entregar
Curso de Administração
O PRODUTO NA LOGÍSTICA: CLASSIFICAÇÃO, CICLO DE VIDA E ESTRATEGIAS
Autores: Elaine, Éric Leonel e João Victor Professor: Gilberto Clóvis
Brasília - DF
2015
PRODUTO LOGÍSTICO
O Produto Logístico, segundo BALLOU (2006), é o conjunto de características físicas e de mercado inerentes ao objeto de fluxo entre as empresas que compõem a Cadeia de Suprimentos. (IMGEPRO, Pág. 4)
Mas o sentido atribuído ao Produto Logístico é bem mais amplo que o percebido fisicamente no próprio produto em si, é tudo aquilo que a empresa oferece ao cliente juntamente com o produto em si, incluindo os elementos intangíveis como conveniência, distinção e qualidade, além de prazos e condições de entrega.
No segundo parágrafo do capítulo destinado a tratar do assunto BALLOU (2006) afirma: “O produto é o centro do foco no projeto do sistema logístico porque ele é objeto de fluxo no canal logístico e, em sua forma econômica, gera a receita da empresa.” (IMGEPRO, Pág. 4)
Entender esse elemento básico é indispensável para a formulação de bons projetos de sistemas logísticos. Essa é a razão para que se explorem as dimensões básicas dos produtos representadas pelas suas características, embalagem e preço como um elemento do serviço ao cliente no desenho dos sistemas logísticos.
O produto logístico deve ser entendido em seu sentido mais amplo, incluindo desde aspectos físicos inerentes a sua própria natureza e também dotados de elementos intangíveis relacionados a questões mercadológicas. Faz-se uma distinção nas características que o produto assume, dividindo em características físicas e de mercado.
As características físicas do Produto Logístico dizem respeito à densidade do produto; ao fato de ser sólido, líquido ou granel; a sua condição de perecibilidade, inflamabilidade ou toxidade e ao quociente valor peso. Tais características