modelo de projeto de conservação
NOMINAR a instituição
Proposta de Trabalho
Objetivo
Realização da organização e conservação de tal acervo (período), que está sob responsabilidade de nominar e sob guarda do instituição.
Caracterização do acervo
O acervo compõe-se de documentos textuais, fotográficos, bibliográfico/impressos, objetos tridimensionais, entre outros.
Período abrangido: [19?? – 200?]
Não foi possível precisar o volume total do acervo. Os documentos encontram-se parcialmente armazenados em três arquivos de pastas suspensas (de 4 gavetas) e em um armário-estante de uma porta, além de alguns objetos e livros guardados em um armário-expositor embutido e na biblioteca da instituição.
Proposta de trabalho
Realizar os trabalhos de identificação, elaboração de inventário, assim como, do serviço de diagnóstico superficial, higienização e acondicionamento do acervo.
Metodologia
1) Levantamento dos documentos Esta etapa compreende a identificação e a descrição sumária dos documentos e/ou conjuntos (documentais), seguindo a ordem das prateleiras e estantes, buscando conhecer a organização primária do acervo. Esse trabalho também irá permitir a localização. No levantamento se identificam os tipos de materiais e seu conteúdo sumário e quantifica-se
Previsão de trabalho: X meses – será realizado em paralelo à etapa 2.
2) Diagnóstico, higienização e acondicionamento Esta etapa compreende a realização do diagnóstico superficial, da higienização e do acondicionamento provisório das obras, de maneira a se ter um quadro do estado geral de conservação do acervo, além de proporcionar uma condição mais adequada de armazenagem e consulta. O diagnóstico irá apontar as necessidades de conservação-restauração individualizadas, de reprodução e de guarda especial das obras, e será consubstanciado em um relatório sobre o estado geral de conservação do acervo.
Previsão de trabalho: X meses – será realizado em paralelo à etapa 1.
3)