Sistema integrado erp
Um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relati vas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas.
C onstruídos sobre um banco de dados centralizado, os sistemas ERP consolidam todas as operações de uma empresa em um ú nico sistema, que pode residir em um servidor centralizado, ser distribuído em unidades de hardware autônomas em rede local ou ser hospedado remotamente via web.
Segundo Mabert, Soni e Venkataraman (2001), o termo ERP, foi cunhado pelo Gartner
Group, no inicio dos anos 1990, para designar sistemas que ampliavam as capacidades dos sistemas MRPII. N essa época, o Gartner Group estipulou que os sistemas ERP deveriam incluir módulos de contabilidade, finanças, vendas e distribuição, recursos humanos, gerenciamen to de materiais, dentre outros, todos eles trabalhando de maneira integrada.
Os sistemas ERP abrangem cada passo da operação, desde as compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, controle de estoque, administração de contratos, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós - venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios.
O uso de um Sistema ERP em uma empresa dá a seus gestores o controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo todas as informações vitais de maneir a acessível e clara.
História e Evolução
O sistema MRP teve seu surgimento em meados de 1960 e tinha como premissa o planejamento e organização de toda a lista de materiais, conhecidos como BOM (Bill of
Materials), para atender à demanda dependente, levando em consideração todas as variáveis compreendidas no processo como, por exemplo, o nível de estoque.
Já no Brasil chegaram em