Erp - sistemas integrados
Com o grande aumento no volume das informações que circulam nas empresas se faz necessária a utilização de sistemas integrados capazes de armazenar, tratar e disponibilizar estas informações. Neste cenário entra em campo o chamado ERP (Enterprise Resources Planning).
2.1 Definição
Segundo Buckhout (1999) ERP é um software para planejar os recursos da empresa e integrar as áreas e dados de maneira a fornecer informações detalhadas sobre o ambiente empresarial.
O ERP pode ser utilizado por todas as áreas da empresa, integrando departamentos e setores e unificando as informações espalhadas em cada departamento (financeiro, compras, suprimentos, vendas, planejamento, marketing e outras) da empresa.
Caiçara (2006) conceitua ERP como um sistema de informação adquirido na forma de pacotes comerciais de software que permitem a integração entre dados dos sistemas de informação transacionais e dos processos de negócios de uma organização.
2.2 Vantagens e Benefícios da implantação do ERP
O Sistema ERP tem suma importância nas corporações. Com ele é possível automatizar tarefas e rotinas operacionais diminuindo o retrabalho e disponibilizando a informação a todas as áreas envolvidas no processo. Tudo em tempo real.
Com a implantação do ERP a empresa passa a ter mais controle sobre seus processos e rotinas, colaborando positivamente para a lucratividade e competitividade da empresa.
Utilizando-se do estudo do estudo e pesquisas de diversos autores podemos citar alguns dos principais Benefícios da utilização de sistemas ERP:
• Integração das áreas da empresa;
• Eliminar redundância;
• Informação disponibilizada em tempo real;
• Normatização de processos;
• Maior controle sobre os processos da empresa;
• Ferramentas para auxiliar no processo de tomada de decisão;
• Maior controle financeiro (redução de custos);