Erp sistemas integrados
Carmenci dos Reis
Clarissa Sulepa
César Ávila
Erato Pereira
Luis Rogério
Maitê Fraga
Professor: Jean Souto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (ADG0231) – PRÁTICA DO 7º SEMESTRE
12/07/2011
RESUMO
Os sistemas ERP (Planejamento de recursos empresariais), representam uma ferramenta de tecnologia da informação que visam aprimorar o desempenho organizacional como um todo. Utilizam técnicas modernas, oferecem maior integração e padronização dos processos e atividades dos departamentos empresariais, além de maior fluxo de informação e respostas rápidas ao mercado. Este estudo tem a objetiva demonstrar uma análise sobre o funcionamento de um sistema integrado de gestão baseado em pesquisas em sites da Internet.
Palavra-Chave: ERP; Sistema integrado de Gestão; Módulos.
1. INTRODUÇÃO
A expressiva utilização dos sistemas de gestão empresarial ERP (Planejamento de recursos empresariais) tem acompanhado as necessidades e exigências do mercado, principalmente pela maior competitividade e globalização imposta às empresas nos últimos anos. A gestão integrada dos processos de negócios e atualizações tecnológicas tornou-se fatores essenciais de sobrevivência. À medida que uma organização cresce, torna-se maior a sua complexidade e, conseqüentemente, a necessidade de novas tecnologias para gerir eficazmente o negócio. Nesse sentido, a decisão de investir em novas tecnologias está diretamente relacionada à competitividade e a busca por melhor desempenho e resultados de uma organização. Os sistemas ERP caracterizam-se por proporcionar às empresas atingirem suas metas e objetivos através da gestão integrada de seus sistemas.
Segundo Stamford (2000), o ERP possibilita um fluxo de informação único, continuo e consistente por toda a empresa sob uma única base de dados. É um instrumento para a melhoria de processos de