Sistema hibridos
O objetivo principal da utilização de sistemas híbridos é a construção de um sistema que englobe as características fundamentais de cada abordagem que o compõe, de forma a criar um novo sistema que responderá melhor ao problema do que quando se utiliza isoladamente cada componente do sistema híbrido. Desta forma a combinação de técnicas pode levar a uma técnica mais robusta e eficiente (Braga, 2007). O sistema é visto como uma forma de resolver problemas onde as técnicas tradicionais não obtêm pleno êxito.
De acordo com (ref) três importantes razões para a criação de sistemas híbridos são: i) melhoria de técnicas individuais; ii) o sistema híbrido é criado porque nenhuma técnica isoladamente é aplicável aos muitos sub-problemas que uma aplicação pode atacar e iii) realização de múltiplas tarefas em uma única arquitetura, ou seja, o sistema pode ser mais informativo que o seria originalmente, sem hibridização.
As principais abordagens utilizadas são baseadas de no emprego de técnicas baseadas em dados, como redes neurais, aliadas a alguma outra técnica, ou mesmo uma combinação de diferentes tipos de redes neurais. As área empregadas na construção de sistemas híbridos são a Estatística, Sistemas Fuzzy, Computação Evolucionária, Lógica Matemática, Linguagens Formais, Linguagem Natural e IA Simbólica (Braga, 2007).
Cada técnica emprega pode contribuir isoladamente para o sistema como um todo. A IA Simbólica, baseada em regras, é uma maneira formal de representar conhecimento; os Sistemas Fuzzy, bastante difundidos, permitem raciocínio em termos lingüísticos, a representação de conhecimento do senso comum; A computação evolucionária é de fácil hibridização com outras técnicas, tendo sido inclusive utilizada no projeto de redes neurais, o que pode ser considerado uma forma de sistema híbrido.
O presente relatório busca ressaltar os principais tipos de sistemas híbridos, suas características e usos. As seções seguintes tratam das classificações dos