Análise de Viabilidade Econômica pra instalação de Sistema Híbrido de Energia
Sistemas Energéticos
Professor: Mário Olavo
Alunos: Henrique Muniz Diego Vilela
OBJETIVO
Esse trabalho tem como intuito analisar a viabilidade econômica da utilização de energia solar para aquecimento de água predial para banho e energia eólica para a produção de energia elétrica, configurando um sistema híbrido de energia para uma pequena pousada do estado de Santa Carina.
MOTIVAÇÃO DO ESTUDO
O Brasil além de ser um país rico em recursos naturais renováveis e não renováveis, ainda restringe sua base energética para a produção de energia elétrica em poucas fontes de produção, basicamente as hidroelétricas e as termoelétricas. Outras fontes disponíveis são pouco aproveitadas como a eólica e solar. Essa é a motivação do nosso estudo de caso para a aplicação e implementação de duas fontes de energia renovável independentes uma da outra e deixando ao possível proprietária da pousada a escolha de uma fonte ou outro ou a combinação das duas com relação ao custo de investimento inicial, a economia de energia elétrica e o tempo de amortização dos equipamentos.
DISPONIBILIDADE DE RADIAÇÃO SOLAR
DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE AGUECIMENTO DE ÁGUA
Vinte apartamentos com dois ocupantes cada;
Água quente saindo do chuveiro, e da torneira do banheiro;
Temperatura de consumo: 45ºC;
Área do coletor: 1,73m²
CÁLCULO DO VOLUME DO RESERVATÓRIO DE ARMAZENAMENTO
Para este cálculo é necessário saber os volumes de consumo dos diferentes pontos de utilização. Para isso, precisa-se saber dados do tempo médio de utilização por equipamento, vazão, frequência de utilização por usuário no decorrer do dia e o número de apartamentos e o número de ocupantes por apartamento.
DADOS
Chuveiro(i=1)
Torneira Banheiro(i=2)
Tempo médio de