Sistema gestão ambiental
INTRODUÇÃO
A preocupação que a sociedade vem demostrando com a qualidade do meio ambiente e com a utilização sustentável dos recursos naturais tem-se refletido na elaboração de leis ambientais cada vez mais restritivas à emissão de poluentes , à disposição de resíduos sólidos e líquidos, à emissão de ruídos e à exploração de recursos naturais. Acrescentando ainda a estas exigências, a existência de um mercado em crescente processo de conscientização ecológica, no qual mecanismos como selos verdes e normas, passam a constituir atributos desejáveis, não somente para a aceitação e compra de produtos e serviços, como também para a construção de uma imagem ambientalmente positiva junto a sociedade.
Diante de tais exigências e da necessidade de redução de custos e adequação dos produtos e processos de produção às necessidades do mercado, as organizações, sobretudo as industriais são pressionadas a modernizarem seus sistemas de gestão para que proporcionem maior qualidade dos produtos, viabilizem e suportem inovações tecnológicas, contribuam com o desenvolvimento sustentável, garantam o aumento da competitividade e, consequentemente, da lucratividade. Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs) tem sido uma das alternativas utilizadas pelas empresas para alcançarem estes objetivos. O sistema com base na norma ISO14001 é um dos modelos de gestão ambiental mais adotado em todo o mundo.
Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) para a empresa “X” (empresa fictícia), que atua no ramo de fabricação de pneus, tendo como objetivo principal a preocupação com o destino final dado ao produto no final de sua vida útil.
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA A empresa “X”, é uma companhia de media porte que atua no mercado de fabricação de pneus para automóveis e caminhões, a mesma está no mercado desde 2005, com uma única fabrica situada na cidade de Mogi Guaçu estado de