Sistema Financeiro
Introdução
O objetivo do sistema financeiro internacional é a transferência dos recursos do setor investidor até o setor que irá consumir tais recursos.
Essas transferências são realizadas através de transações de compra, venda ou troca de ativos financeiros por órgãos reguladores como o FMI, o BIS e o BIRD.
Objetivos
O principal objetivo do sistema financeiro internacional é proporcionar às nações, facilidades no que tange a práticas de comércio e investimentos internacionais, bem como efetuar a transferência e movimentações de capital entre elas.
Resultados e discussão
O conceito de sistema financeiro internacional, SFI como é conhecido, surgiu durante a Segunda Guerra Mundial através da Conferência de Bretton Woods, que acabou se tornando um grande marco no que diz respeito à economia mundial.
Esse sistema tem por objetivo tentar a conciliação de três objetivos muito contraditórios no que diz respeito ao fator econômico: a conversibilidade das moedas a uma taxa fixa, a mobilidade dos capitais e os interesses nacionais e regras internacionais.
Dois grandes órgãos reguladores, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), foram criados a partir dessa conferência para apoiar esses objetivos. Esses órgãos, que conheceremos logo a seguir, acabaram entrando em funcionamento apenas em 1947 devido ao tempo necessário para as ratificações.
O FMI influencia diretamente todo o sistema financeiro internacional e traz consigo muitas funções importantes, como: Garantir que o mercado de câmbio se mantenha estável propiciando um equilíbrio monetário, manter os fluxos definidos a partir do padrão ouro, prover liquidez aos estados e orientar o comportamento financeiro dos Estados, estimulando ou criticando as práticas adotadas por eles.
O BIRD por sua vez, tem papel secundário devido à existência do Plano Marshall e tem seus esforços focados na recuperação