Trabalho De Sociologia
Imprudência no Trânsito
/BA
2014
Trabalho solicitado pela professora
..... para a obtenção de nota no 4° bimestre na disciplina de sociologia.
/BA
2014
Imprudência no Trânsito
É alarmante em nosso país o número de acidentes no trânsito, que ocorrem diariamente, e a grande maioria deles é causada pela imprudência de alguém. Em consequência desses acidentes muitas vidas são tiradas prematuramente, e muitas pessoas ficam com marcas permanentes ou até alguma deficiência física para o resto de suas vidas. Com a facilidade de Fazer um financiamento de um automóvel, as pessoas estão comprando mais e com isso os problemas no transito aumentaram, são imprudências, irresponsabilidades, stress entre outros problemas que causam a grande parte dos acidentes no transito.
Para ilustrar citamos alguns atos de imprudência que são observados diariamente: pedestres que atravessam as ruas sem olhar para os lados, ciclistas que andam lado a lado invadindo as pistas centrais das ruas e rodovias, motociclistas que fazem ultrapassagens arriscadas e trafegam praticamente colados ao veículo de sua frente, alguns condutores de veículos que não respeitam sinais de trânsito e nem faixas para pedestres, outros condutores que ligam aparelhos de som a todo volume e saem cortando a frente de todos só para mostrarem que tem uma "máquina potente", outros que atendem o seu celular somente com uma mão no volante.
Até mesmo nas faixas de pedestres muitos são atropelados. Cuja faixa, um lugar onde o pedestre teria preferência, não nos passa segurança. Segundo estatísticas do IBGE, o número de mortes em acidentes de trânsito no Brasil aumentou de 28.000 em 2000 para 37.000 em 2009. É lamentável saber que tantas pessoas morrem e não tomamos atitude de sermos mais prudentes no trânsito.
Mas está calamidade do trânsito pode ser modificada, se cada pessoa envolvida