SISTEMA FINANCEIRO
Acadêmica: Hevelyn Maria Vitorino
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
No Brasil, o órgão formador da estratégia econômicas do país, é chamado de Sistema Financeiro Nacional. Tem a função de controlar todas as instituições que são ligadas às atividades econômicas dentro do país.
No Capítulo I do Sistema Financeiro Nacional, ARTIGO 1º é estruturado e regulado os grupos que existem dentro do Sistema Financeiro Nacional, são eles:
Art. 1º O sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela presente Lei, será constituído: I - do Conselho Monetário Nacional; II - do Banco Central do Brasil; III - do Banco do Brasil S. A.; IV - do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico; V - das demais instituições financeiras públicas e privadas.
Dentro dos grupos do Sistema Financeiro Nacional. O mais importante é o Conselho Monetário Nacional. Esse conselho é eficaz para tomar as decisões, para que o país funcione de forma correta. O Conselho Monetário Nacional tem dentro de si muitos integrantes, cada um na sua função. No entanto, o membro mais importante é o Banco Central do Brasil.
O Banco Central do Brasil é o responsável pela produção do dinheiro que circula no país. Ele desempenha, junto ao Conselho Monetário Nacional, um trabalho de inspeção nas instituições financeiras do país. Tem diversas funções, como realizar operações bancárias, empréstimos, cobrança de créditos e outros, de outras instituições financeiras. O Banco central é considerado o banco mais importante do Brasil.
O Sistema Financeiro Nacional é uma forma das diversas entidades se prepararem, para a máquina do governo continuar trabalhando. Sua função é acompanhar e também a coordenar todas as atividades financeiras. Esse acompanhamento acontece na forma de inspeção.
Na Constituição Federal Brasileira, é descrito a finalidade do sistema financeiro nacional, Constituição Federal - CF -