sistema financeiro anciona
2432 palavras
10 páginas
A economia brasileira revisitada *1Francisco Luiz Cazeiro Lopreato **2
O professor Fabrício Augusto de Oliveira brinda os leitores com mais um relevante trabalho. O livro Política Econômica, Estagnação e Crise Mundial: Brasil, 1980-2010 faz uma análise detalhada da trajetória da política econômica do Brasil ao longo de trinta anos.
A discussão, calcada no debate da política econômica, é dividida em dois grandes períodos.
O primeiro, 1980-2006, revela uma economia em processo de estagnação, enredada na crise externa e na alta inflação. O segundo, 2007-2010, sinaliza a recuperação, com a volta do crescimento e acenos de superação dos entraves, frustrados, no entanto, pela crise mundial.
O autor, logo de início, coloca a sua perspectiva analítica: a economia política.
Relembra que “as políticas econômicas são moldadas/formuladas à luz de teorias econômicas elaboradas para entender e explicar os fenômenos econômicos”. A política econômica é o instrumento pelo qual a “ciência intervém no organismo econômico. É ela que fornece o arcabouço que guia e orienta a formulação das formas de atuação da política econômica, estando esta sujeita, portanto, a mudanças de acordo com a interpretação que a ciência faz da dinâmica de funcionamento do sistema” (p. 17).
Os fenômenos econômicos permitem derivar interpretações e terapias distintas, mas, no entender de Fabrício, prevalece, na condução da política econômica, a visão da
“ciência oficial” impregnada de conteúdo ideológico, mimetizada sob a roupagem científica, que tem, por alvo, a sustentação do status quo. Logo, na sua interpretação, a condução da política econômica envolve razões políticas e disputas de interesses de classes. Isso explica o porquê da insistência na defesa intransigente de determinadas políticas e as dificuldades de o
País superar parte de seus problemas.
O livro é dividido em quatro partes, compostas de nove capítulos.
A Parte I – A década de 1980: ajustamentos e choques, analisa as