cancro mole
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
CAROLINE DA ROSA
ESTUDO DE CASO: INSUFICIENCIA RENAL CRONICA
CAXIAS DO SUL
2014
RESUMO
INSUFICIENCIA RENAL CRÔNICA
A insuficiência renal crônica (IRC) caracteriza-se por um estado de disfunção renal persistente e irreversível, comumente devido a um processo patológico lentamente progressivo. Através desse trabalho, objetivou-se oferecer informações sobre IRC identificando suas formas de tratamento, e as complicações decorrentes dessa patologia, afim de proporcionar um trabalho mais adequado e assim, melhorar a qualidade de vida de seus portadores. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica que é construída partindo-se de materiais já escritos anteriormente, como livros e artigos científicos. Observou-se que é de suma importância que todos os profissionais da área de saúde, que atuam com esses pacientes, tenham um profundo conhecimento da patologia em questão a fim de melhorar o tratamento e qualidade de vida dos portadores.
Palavras Chave: Insuficiência Renal Crônica, conhecimento, tratamento.
2. REVISÃO DE LITERATURA:
2.1 ANATOMIA DOS RINS
Os rins localizam-se de lado da coluna vertebral, entre o peritônio e a parede posterior da cavidade abdominal. Cada rim é revestido por uma cápsula fibrosa, que é circundada por tecido adiposo. (TORTORA, GROBOWSKI, 2006, P.533)
Internamente os rins consistem em córtex, medula, pirâmides, colunas, cálices e pelve renais. O sangue entrar no rim através da veia renal. (TORTORA, GROBOWSKI, 2006, P.533)
O néfron é uma unidade funcional do rim. Um néfron consiste em um corpúsculo renal (glomérulo e cápsula glomerular) e um túbulo renal (túbulo contorcido proximal ramo descendente da alça de Henle, ramo ascendente da Henle e túbulo contorcido distal). Os túbulos contorcidos distais de vários néfrons esvaziam em túbulo coletor. (TORTORA, GROBOWSKI, 2006, P.533).
2.2 DEFINIÇÃO DA DOENÇA:
A insuficiência