Sistema fe-c
UNIFACS – Universidade de Salvador.
Curso de Graduação Bacharelado em Engenharia Mecânica
Turma – 2011.1
SISTEMA FERRO-CARBONO
Feira de Santana - Bahia
Maio de 2012
Discentes:
Adrielle Rios Dantas
Darlan Almeida
João Gabriel Garrido
Julyana Carla de oliveira
Rômulo Rodrigues
Relatório do seminário sobre o Sistema Ferro-carbono, elaborado como avaliação parcial da Disciplina Materiais Metálicos, ministrado pelo Profª. Pedro Eliezer de Araújo Junior, do Curso de Engenharia Mecânica, UNIFACS - Campus Feira.
FEIRA DE SANTANA - Bahia
Maio de 2012
SISTEMA FERRO-CARBONO
Os diagramas de fase ou diagramas de equilíbrio como também são denominados têm como finalidade mostrar alterações de estado físico e de estrutura que sofrem as ligas metálicas, em decorrência de aquecimentos ou resfriamentos lentos.
O diagrama de fases Ferro-Carbono é obviamente o diagrama mais estudado entre todas as ligas metálicas presentes na atualidade, fato facilmente explicado já que os aços carbono, além de serem os materiais metálicos mais utilizados pelo homem, apresentam variadas e interessantes transformações no estado sólido.
O estudo do diagrama de fases permite-nos compreender porque variações do teor de carbono nos aços resultam na obtenção de diferentes propriedades, e dessa maneira, possibilitam a fabricação de aços de acordo com propriedades desejadas.
O diagrama de equilíbrio ferro-carbono (Fe-C) apresenta as fases termodinamicamente estáveis em função da composição, ou seja do teor de carbono, e da temperatura. Para se obter as fases termodinamicamente estáveis é necessário que a transformação ocorra de forma lenta o suficiente para que para que a movimentação de átomos por difusão permita que o equilíbrio termodinâmico em função da composição e da temperatura