Forças intermoleculares
UNIDADE I
PÁG 18 – ATIVIDADE INICIAL – ATIVANDO A EXPERIÊNCIA PRÉVIA
Resposta:
Que escola eu quero para meus alunos? Quem são os meus alunos? Qual é na verdade a função social da escola? Como a escola é vista perante a sociedade? A escola está realmente cumprindo ou procurando cumprir sua função, como agente de intervenção na sociedade?
PÁG 23 – ATIVIDADE 2 – A ESCOLA NO PASSADO E NO PRESENTE
a) Resposta: Em Alfenas temos uma escola pública que até final da década de 70 fazia uso de uma prova classificatória para selecionar seus alunos de acordo com o conhecimento e poder aquisitivo. Só estudavam nesta escola os filhos de pessoas ricas, como médicos, fazendeiros, professores e outros. A escola reservava algumas vagas para alunos carentes. Mas estes logo abandonavam a escola, por que eram obrigados a pagar uma quantia para a caixa escolar além de sofrerem a discriminação por parte dos próprios professores por serem pobres, negros, trabalhadores entre outros.
b) Resposta: A exclusão escolar esta muito presente no ambiente, basta pensarmos que ainda temos muitas crianças fora da escola, seja por desleixo do poder público, seja por omissão da família e da sociedade, negando o direito de cidadania aumentando assim o círculo da pobreza e da marginalidade e alienando um grande número de brasileiros de qualquer perspectiva de futuro.
O elevado índice de repetência nas escolas públicas do país, que atinge especialmente uma faixa da população, a pobre que, atribui os maus resultados escolares dos seus próprios filhos à sua incapacidade hereditária de aprender na escola. A escola pública esta tentando de alguma forma tratar seus alunos com igualdade,mas ainda não atingiu o ideal.
As escolas particulares ainda atendem a maioria de classe alta e a minoria de classe baixa. Existem as chamadas bolsas de estudo, mas conseguir uma é muito difícil, pois é necessário preencher muitos papéis, comprovar renda