Sistema excretor
O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É o principal responsável pelo controle de quantidade de água eliminada pelo o organismo e pela excreção de sais minerais e das excretas nitrogenadas a amônia, a ureia e o acido úrico.
FUNÇÃO DO SISTEMA EXCRETOR
Eliminar as substâncias que estão em excesso no corpo, além de eliminar aquelas que já foram filtradas e tiveram seus nutrientes absorvido pelo corpo, mas somente as substâncias de origem NITROGENADA, isto é, só a urina e o suor e o dióxido de carbono (pela respiração).
O Sistema Urinário humano é composto por:
- 2 Rins
- Uma Bexiga urinária
-2 Ureteres
- Uma Uretra
Glândulas suprarrenais
As glândulas suprarrenais têm este nome devido ao fato de se situarem sobre os rins, apesar de terem pouca relação com estes em termos de função. As suprarrenais são glândulas vitais para o ser humano, já que possuem funções muito importantes, como regular o metabolismo do sódio, do potássio e da água, regular o metabolismo dos carboidratos e regular as reações do corpo humano ao stress.
O rim Os rins estão localizados no abdômen, especificamente em sua parte traseira, atrás do peritônio, sendo, por isso, chamados de órgãos retroperitoniais. São dois órgãos que têm a função de expelir do corpo substancias tóxicas existentes no sangue.
Além disso, os rins eliminam do organismo substancias de medicações, produz a urina, hormônios e glóbulos vermelhos, reduz o excesso de água no organismo, regula a pressão sanguínea. recebem uma grande quantidade de sangue bombardeado pelo coração. Ele chega aos rins através da artéria renal, e depois de ser processado ele retorna ao corpo pela veia renal e eliminam as impurezas pela urina. A urina, por sua vez, sai dos rins e vai até a bexiga, onde ela fica até ser expelida do corpo pela ureta.
Quando os rins não trabalham adequadamente, as impurezas não