Sistema Excretor
A urina é formada nos rins,em microtúbulos denominados néfrons (são microscópicos,e cada rim contém milhões deles).
Após formada,é conduzida para a bexiga,pelos ureteres.Trata-se de dois canais que ligam os rins à bexiga,onde a urina ficará armazenada para ser expelida para o exterior,pela uretra.
Em resumo...
Rins: filtram o sangue e formam a urina.
Ureteres: conduzem a urina formada para a bexiga urinária
Bexiga: "bolsa" que armazena a urina
Uretra: canal por onde a urina sai;nos homens é o mesmo canal pelo qual passam os espermatozóides durante a ejaculação,e na mulher é separado.
Curiosidade: o músculo responsável por "segurar" a urina na bexiga é esfíncter.Quem tem problema nesse músculo,apresenta incontinência urinaria,ou seja,urinam inconscientemente.
Espero ter ajudado,abraço!
Doenças do sistema excretor - Doenças renais:
- Glomerulonefrite
Há lesões dos glomérulos de Malpighi, com grave prejuízo da função renal. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal é a destruição dos glomérulos pelo próprio sistema de defesa do corpo, o sistema imunitário.
- Infecção Urinária
O paciente queixa-se de dor, ardência e urgência para urinar. O volume urinado torna-se pequeno e frequente, tanto de dia como de noite. A urina é turva e mal cheirosa podendo surgir sangue no final da micção. Nos casos em que a infecção atingiu o rim, surge febre, dor lombar e calafrios, além de ardência e urgência para urinar.
- Cálculo Renal
A cólica renal, com dor no flanco e costas é muito característica, quase sempre com sangue na urina e em certos casos pode haver eliminação de pedras.
- Obstrução Urinária
Ocorre quando há um impedimento da passagem da urina pelos canais urinários, por cálculos, aumento da próstata, tumores, estenoses de uretere e uretra. A ausência ou pequeno volume da urina é a queixa