Sistema esquelético
Pense na quantidade de movimentos que você realiza todos os dias, desde a hora em que acorda até o momento em que vai dormir novamente. Se não fosse o nosso esqueleto, não conseguiríamos realizar praticamente nenhuma atividade diária... Sua função mais importante é sustentar a totalidade do corpo e dar-lhe forma.
Ainda...
Torna possível a locomoção ao fornecer ao organismo, material duro e consistente, que sustenta os tecidos moles contra a força da gravidade e onde estão inseridos os músculos, que lhe permitem erguer-se do chão e mover-se sobre sua superfície. O sistema ósseo também protege os órgãos internos (cérebro, pulmões, coração) dos traumatismos do exterior.
Funções do Esqueleto * Sustentação corporal. * Reservas de sais minerais, principalmente de cálcio e fósforo, que são fundamentais para o funcionamento das células e devem estar presentes no sangue. Quando o nível de cálcio diminui no sangue, sais de cálcio são mobilizados dos ossos para suprir a deficiência. * Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva. * No interior de alguns ossos (como o crânio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeças dos ossos do braço e coxa), há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.
Crescimento ósseo * Há um esqueleto cartilaginoso durante a vida embrionária, que será quase totalmente substituído por um esqueleto ósseo. É o que se denomina ossificação endocondral. Mão de um bebê Mão de uma criança
Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da vida intra-uterina. Ao nascer, a criança já apresenta um esqueleto bastante ossificado, mas as extremidades de diversos ossos ainda mantêm regiões cartilaginosas que permitem o