Sistema Especialista
Especialistas
Conteúdo
Definições
Características
Exemplos
Aplicações no mercado
Definições
Sistema: Conjunto de elementos, materiais ou ideias, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação.
Especialista: Pessoa que se consagra com particular interesse e cuidado a certo estudo.
Conhecedor, perito.
O que é ?
Sistemas especialistas é uma aplicação da inteligência artificial, são programas de computador planejados para adquirir e disponibilizar o conhecimento operacional de um especialista humano. Objetivo
O objetivo do sistema especialista é bastante restrito, são conhecidos para reproduzir o comportamento de especialistas humanos na resolução de problemas do mundo real.
Tipicamente um Sistema Especialista possui os seguintes componentes principais:
base de conhecimento
mecanismo de inferências
memória de trabalho.
A base de conhecimento
(BC)
É o elemento que armazena o conhecimento abstrato. Normalmente, a BC é conhecida como base de regras onde o conhecimento abstrato é armazenado em um conjunto de regras de produção do tipo: Se (situação)
Então (conclusão ou ação).
O mecanismo de inferências (MI)
É o processador ou interpretador de conhecimento, sendo considerado o coração do SE. Este é responsável por buscar, selecionar e avaliar as regras que foram pegas na base de conhecimento. A sua principal função é combinar o conhecimento abstrato contido na base de regras, com o conhecimento concreto armazenado na base de fatos, inferindo conclusões e gerando novos fatos.
A memória de trabalho
(MT)
É o elemento que armazena o conhecimento concreto, ou seja, o conhecimento que pode ser considerado fato antes do processo de inferência. Esta memória é de carácter transitório, pois novos fatos estão sendo acrescentados continuamente ou fatos existentes são apagados.
Estrutura de um
Sistema Especialista
Modos técnicos para emitir respostas.
1º modo : O sistema determina um