Sistema ERP
As empresas inseridas em um mercado competitivo, buscam na tecnologia, as ferramentas necessárias para enfrentar a competição globalizada e as inovações tecnológicas advindas da evolução da Tecnologia da Informação.
Dentre as inovações tecnológicas modernas com maior impacto na gestão contábil e financeira das empresas, destacamos a Internet, o E-commerce (Comércio Eletrônico) e os sistemas ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos das Empresas).
Podemos definir os sistemas ERP como uma arquitetura de software que facilita a integração do fluxo de informações entre todas as áreas da empresa, permitindo soluções e informações com base em um único banco de dados que interage com todos os aplicativos do sistema, eliminando redundância e redigitação de dados , assegurando a integridade das informações obtidas, oferecendo um conjunto de módulos que são pacotes funcionais individualizados para cada unidade de negócio dentro da organização ( contábil, financeiro, engenharia, planejamento e controle da produção, administração e materiais, etc.).
O sistema gerencial moderno exige informações de qualidade com rapidez e confiabilidade o que vem de encontro com as propostas do sistema ERP onde a Contabilidade Gerencial encontra fontes de informações que utilizadas de forma conveniente pode tornar a contabilidade importante instrumento de gerenciamento.
Atualmente, as empresas buscam na implantação de sistemas de gestão empresarial informatizados, conhecidos como E.R.P. "Enterprise Resource Planning", uma mudança real de postura gerencial e da implementação efetiva de todas as alternativas e esforços de melhorias.
A evolução da tecnologia da informação vem permitindo soluções para integrar as diversas funções da empresa, gerando informações para a tomada de decisão gerencial de um empreendimento como um todo, no Brasil, devido à complexidade de sua legislação, as