Sistema Endócrino
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Fisiologia
FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS
2º Prática: Sistema Endócrino
Manaus
2014
Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Biológicas
Departamento de Fisiologia
FISIOLOGIA HUMANA PARA CIÊNCIAS NATURAIS
2º Prática: Sistema Endócrino
Manaus
2014.
INTRODUÇÃO
O sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Atuando no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos. Ele é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulas endócrinas.
As glândulas endócrinas secretam os hormônios, substâncias que são lançadas na corrente sanguínea, atingindo as células dos diversos tecidos do corpo humano. Os hormônios podem estimular ou inibir as funções metabólicas. Cada hormônio atua apenas sobre algumas células específicas, são as chamadas células-alvo. Alguns hormônios também atuam em conjunto ou em oposição a outros.
As principais glândulas endócrinas humanas são: a pineal, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as suprarrenais, o pâncreas, os ovários e os testículos.
PRÁTICA I - HOMEOSTASIA
Material necessário:
Termômetro;
Aparelho de aferir PA e bpm
No primeiro momento nós aferimos a PA, o bpm e a T em repouso da colega que se voluntariou.
No segundo momento ela foi submetida a fazer exercícios físicos, para que então fosse provocada uma situação de estresse. Ela teve que subir e descer as escadas dez vezes.
RESULTADO:
Antes de fazer os exercícios:
PA = 11,6; bpm: 75;
T: 35,4:
Após fazer os exercícios:
PA = 13,8; bpm: 134;
T: 35,4: A homeostase é o mecanismo de regulação do nosso corpo, mantendo o equilíbrio interno do nosso corpo. Através desse mecanismo podemos nos adaptar a situações na qual fomos submetidos.
Comparando o resultado de