Sistema endócrino
Muitas funções ou disfunções do organismo são controladas pelos hormônios.
As Glândulas
Os hormônios são produzidos por glândulas. Cada hormônio age em diferentes tipos de tecidos. Nem todas as glândulas produzem hormônios. Algumas lançam secreções para fora do corpo ou para dentro das cavidades de órgãos, são as Glândulas Exócrinas. é o caso das glândulas sudoríparas, sebáceas, lacrimais e mamárias. Os hormônios são produzidos pelas Glândulas Endócrinas, como a hipófise, a tireóide ou tiróide, as paratireóides e as supra-renais. Há ainda as glândulas mistas como o pâncreas. Ele possui uma parte exócrina que lança o suco pancreático no intestino, e uma parte endócrina que lança insulina um hormônio no sangue. Produz os hormônios sexuais, testículos e ovários, também produz células reprodutoras, espermatozóides e óvulos.
Hipófise
A hipófise ou glândula hipofisária está ligada ao encéfalo, na parte conhecida como hipotálamo. O hipotálamo controla a produção de hormônios da hipófise. A hipófise produz hormônios que estimulam outras glândulas. Um desses estimula a tireóide, que passa a produzir seu próprio hormônio. Há outros que estimulam as supra-renais ou as glândulas sexuais. A hipófise produz hormônio do crescimento. A hipófise também lança no sangue o hormônio antidiurético, que facilita a reabsorção de água pelos rins. A hipófise produz a prolactina, que estimula a produção de leite durante a amamentação. E a ocitocina, que estimula as contrações do útero no momento do parto.
Tireóide ou Tiróide
Localizada na frente da traquéia, produz os hormônios tiroxina e triiodotironina.
Paratireóides
As paratireóides ou glândulas paratireóideas são 4 pequenas glândulas localizadas na parte de trás da tireóide. Elas produzem o paratormônio, que regula a quantidade de cálcio no sangue.