Sistema Endócrino
As principais glândulas (órgãos) que constituem o sistema endócrino são:
Hipotálamo: Principal área do cérebro responsável pela liberação de hormônios. Ele se localiza na base do cérebro em uma área chamada tálamo. O hipotálamo contém as hipófises e é constituído por células neurosexcretoras que produzem e liberam hormônios.
Hipófise: Também chamado de glândula pituitária, é dividida em três partes: Lobo Frontal(adenohipófise), lobo posterior (neuro-hipófise) e lobo intermediário que é pouco desenvolvido. Um dos hormônios produzidos pela hipófise posterior é o hormônio do crescimento.
Tireóide: Produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade de metabolismo do corpo. Se ocorrer hipertireoidismo, isto é, funcionamento exagerado da tireóide, todo o metabolismo fica acelerado: o coração bate mais rapidamente, a temperatura do corpo fica mais alta que o normal e a pessoa emagrece porque gasta mais energia. Esse quadro favorece o desenvolvimento de doenças cardíacas e vasculares, pois o sangue passa a circular com maior pressão. Pode ocorrer o bócio (um “papo”) causado pelo crescimento exagerado da tireóide e também pode aparecer a exoftalmia, isto é, os olhos ficam “saltados”.
Se a tireoide trabalha menos ou produz menor quantidade de tiroxina que o normal, ocorre o hipotireoidismo, e o organismo também se altera: o metabolismo se torna mais lento, algumas regiões do corpo ficam inchadas, o coração bate mais vagarosamente, o sangue circula mais lentamente, a pessoa gasta menos energia, tornando-se mais propensa à obesidade e as respostas físicas e mentais tornam-se mais lentas.
Paratireoide: As glândulas paratireoides são quatro pequenas glândulas