SISTEMA ENDÓCRINO
Sistema endócrino
O sistema endócrino é formado por órgãos e tecidos que secretam hormônios. Os hormônios são lançados na corrente sangüínea e influenciam a atividade de células, órgãos ou sistemas.
A regulação endócrina é feita pelo nível de um hormônio no sangue; este irá determinar a estimulação ou a inibição da atividade da glândula específica. Observe o exemplo abaixo:
A hipófise secreta TSH (hormônio tireotrófico) que estimula a atividade da tireóide, que passa a liberar as tiroxinas (hormônios tireóideanos). Quando a concentração das tiroxinas está alta, ocorre a inibição da produção do TSH e, por conseqüência, a diminuição da atividade da tireóide; esse mecanismo é denominado feedback ou retroalimentação. Observe abaixo as principais glândulas endócrinas humanas:
Observe os principais hormônios humanos:
Glândula
Hormônio
Atuação
Hipófise anterior
Somatotrófico
Estimula o crescimento corporal. TSH
Estimula a produção de hormônios pela tireóide.
Prolactina
Estimula a produção de leite Continuação:
ACTH
FSH
Hipófise anterior
LH
Ocitocina
Hipófise posterior
HAD
Tireóide
Tiroxina
Paratireóides
Paratormônio
Adrenais (córtex)
Glicocorticóides
Estimula a produção de hormônios pelo córtex de adrenal.
Em homens, estimula a produção de espermatozóides. Em mulheres , estimula a maturação do gameta feminino, a secreção de estrógeno e a ovulação
Em homens, estimula a secreção de testosterona. Em mulheres, estimula a ovulação, a formação do corpo lúteo e a secreção de progesterona. Estimula as contrações do útero e a ejeção de leite. Diminui a diurese e eleva a pressão arterial.
Estimula
metabolismo, crescimento e desenvolvimento. o o o
Eleva a concentração plasmática de cálcio.
Elevam a glicemia e t ê m a ç ã o antiinflamatória. Continuação:
Adrenais (córtex)
Mineralocorticóides
Elevam arterial. a
pressão