testando
Resenha
O gerenciamento de processos não é novidade para a maior parte das corporações, Mas tivemos mudanças com o tempo na forma como ele seria alcançado. Em decorrência disso, as organizações se viram cada vez mais inclinadas tanto à especialização de atividades quanto à formação de profissionais especialistas em seus processos de negócio.
Nas últimas décadas, houve um movimento ainda maior na busca pela particularização das áreas funcionais em torno de competências básicas. Posteriormente, vivenciou-se a era dos sistemas integrados de gestão empresarial (ERP – Enterprise Resourse Planning), com o intuito de implementar o modelo de empresa integrada e promover a mudança da visão departamental para a visão de processos nas empresas. A última década de 90 foi pródiga em relatos acadêmicos e empresariais sobre o desenvolvimento e uso de sistemas de Workflow – Fluxos de Trabalho e um pouco menos rica em relação ao seu gerenciamento. Em decorrência da evolução destes sistemas ou a fim de suprir as deficiências apontadas por especialistas, surgiu o conceito de Gerenciamento de Processos de Negócio – Business Process Management – BPM.
Este trabalho se constituiu numa pesquisa exploratória qualitativa, de natureza bibliográfica, com a aplicação do método da análise de conteúdo. Os principais objetivos da pesquisa exploratória: aumentar o entendimento do problema de administração; saber como outras pessoas resolveram problemas similares ao seu; identificar informações que possam ser usadas como questões investigativas; e identificar fontes reais que possam ser usadas como questões de mensuração.
Para Bardin (1995) a análise de conteúdo se constitui num conjunto de técnicas de análise de comunicações, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens.Segundo Spanyi