Sistema Endócrino
SISTEMA ENDÓCRINO
Funções: regula o funcionamento das células; adaptação do organismos a alterações no ambiente; manutenção da homeostase; ação sobre o metabolismo, crecimento, comportamento e envelhecimento.
GLANDULAS ENDÓCRINAS: hipófise, tireoide, paratireoide e glândulas suprarrenais.
HORMONIOS: substancia química capaz de conduzir informação entre células induzindo uma resposta celular
SINALIZAÇÃO HORMONAL
Sinalização endócrina: células produzem hormionio e o lançam na circulação e agem sobre células que possuem receptores para ele. ação sobre células distantes.
Sinalização parácrina: célula produz hormônio e o libera no líquido intersticial e age sobre uma célula que possui receptor para ele. Ação local.
Sinalização autócrina: age na própria célula que produz o hormônio ou sobre uma célula vizinha idêntica.
Sinalização intrácrina: o hormônio é produzido mas não chega a ser secretado. Regula processos dentro da célula de origem.
SECREÇÃO HORMONAL E SEU PAPEL NA MANUTENÇÃO DA HOMEOSTASIA
Para manter a homeostasia, a secreção de hormônios deve ser ajustada conforme a necessidade. Os ajustes podem ser produzidos por meio de mecanismos neurais e por mecanismos de feedback.
-mecanismos neurais: secreção de catecolaminas
-mecanismos de feedback: mais comuns.” Feedback” significa que algum elemento da resposta fisiológica a um hormônio “volte a agir”, direta ou indiretamente, na glândula endócrina que secretou o hormônio, alterando sua secreção. Pode ser negativo ou positivo. O negativo é mais comum.
FEEDBACK NEGATIVO
FEEDBACK POSITIVO: ação do hormônio estimula ainda mais a secreção do hormonio. É mais raro, e está muitas vezes relacionado a doenças.
A secreção hormonal é influenciada por alterações sazonais, ritmos diários (circadianos), etapas do desenvolvimento e fases do nono.
Sensações de dor, emoção e medo também regulam a secreção.
REMOÇÃO DO HORMONIO
Após a ação do