Sistema endrócrino
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas endócrinas, as quais são responsáveis pela secreção de substância nomeadas hormônios. As glândulas endócrinas (do grego endos, dentro, e krynos, secreção) são assim chamadas por lançarem sua secreção (hormônios) diretamente na corrente sanguínea, por onde eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas: células-alvo.
As células-alvo de determinado hormônio possuem, na membrana ou no citoplasma, proteínas denominadas receptores hormonais, capazes de se combinar especificamente com as moléculas do hormônio. A combinação correta ocorre apenas quando as células-alvo exibem as respostas características da ação hormonal. As funções do organismo são reguladas por dois sistemas de controle: o sistema nervoso e o sistema hormonal ou endócrino. Geralmente o sistema hormonal está relacionado principalmente ao controle das diferentes funções metabólicas do organismo, como o transporte de substâncias através das membranas celulares, controle da velocidade das reações químicas nas células ou outros aspectos do metabolismo celular, como crescimento e secreção. Em questão de segundos ocorrem alguns efeitos hormonais, enquanto outros necessitam de vários dias para se manifestar, embora persistam por semanas, meses ou até mesmo anos. Existem várias inter-relações entre o sistema hormonal e o sistema nervoso. Um exemplo é que duas glândulas secretam seus hormônios quase exclusivamente em resposta a estímulos neurais apropriados: a medula supra-renal e a hipófise.
Glândulas endócrinas e seus hormônios
Natureza do Hormônio
O hormônio é uma substância química que é secretada para os líquidos corporais por uma célula ou por um grupo de células que exerce efeito de controle fisiológico sobre outras células do organismo. A maioria dos hormônios gerais é secretada por glândulas endócrinas