sistema endocrino
O sistema endócrino é responsável pelo controle das atividades metabólicas do organismo. Atua a longo prazo, através de sinais químicos, executados por substâncias denominadas hormônios. Hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinadas células de glândulas endócrinas e atuam controlando o funcionamento de alguns órgãos. A ação do hormônio se dá quando este é lançado através da corrente sanguínea pelas glândulas endócrinas, e assim, chegando ao órgão-alvo, se liga a receptores específicos localizado na superfície das células.
*Pineal: É uma fomação diencefalica piriforme situada sobre o teto do mesencéfalo .Apresenta uma base anterior e um ápice voltado posteriormente . A pineal produz um hormônio , a melatonina que atua na regulação dos ritmos biológicos ,através de fenomenos não endrócrinos relacionados a alterações ambientais de luminosidade. Apesar das funções desta glândula serem muito discutidas, parece não haver dúvidas quanto ao importante papel que ela exerce na regulação dos chamados ciclos circadianos,que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução.
Hipófise : A hipófise também denominada glândula pituitária, é uma pequena glândula com cerca de 1 cm de diâmetro. Aloja-se na sela túrcica ou fossa hipofisária do osso esfenoide na base do cérebro. Está localizada abaixo do hipotálamo e posteriormente ao quiasma óptico, sendo ligada ao hipotálamo pela haste pedúnculo hipofisário ou infundíbulo, é envolvida pela dura - máter ( exceto o infundíbulo). A hipófise é considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas, sendo grande parte de suas funções reguladas pelo hipotálamo.
* Glândulas Adenohipófise: A Adenohipófise é a parte anterior da hipófise ,produz vários hormônios:
1.Hormôniodo