sistema endocrino
Os hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinadas células, que atuam sobre outras células, modificando seu funcionamento.
Essas células que produzem os hormônios estão geralmente organizadas em órgãos denominados glândulas endócrinas, eles recebem esse nome devido ao fato de lançarem seus hormônios diretamente no sangue, o que as diferencia das glândulas exócrinas, que lançam suas secreções através de ductos para fora do corpo ou em cavidades de órgãos oco como os do trato gastrointestinal. O conjunto de glândulas endócrinas do corpo humano constitui nosso sistema endócrino.
Hipotálamo
O hipotálamo é uma região do encéfalo que tem um importante papel na integração entre os sistemas nervoso e endócrino. Quando ele recebe informações trazidas por nervos do corpo e de outras partes do encéfalo, secreta hormônios que atuam sobre a hipófise.
O hipotálamo possui dois grupos diferentes de células, um produz hormônios que ficam armazenados na neuroipófise (parte posterior da hipófise) até serem liberados no sangue, o outro grupo produz hormônios que regulam o funcionamento da adenoipófise (região anterior da hipófise).
Glândula Hipófise
É uma glândula pouco maior que um grão de ervilha, localizada na base do encéfalo. Seus hormônios regulam o funcionamento de diversas glândulas endócrinas. É dividida em região anterior e posterior que possuem tipos distintos de células endócrinas.
Adenoipófise: (o lobo anterior da hipófise), origina-se de um tecido epitelial, como a maioria das outras glândulas endócrinas.
Neuroipófise: (o lobo posterior da hipófise), é um prolongamento do hipotálamo constituído por neurônios modificados, portanto ela tem uma origem nervosa.
Hormônios da neuroipófise
A neuroipófise armazena e libera dois hormônios principais, produzidos pelo hipotálamo, são eles:
Oxitocina ou ocitocina é regulada pelo sistema nervoso, quanto à estrutura química ela é um peptídeo, e seu principal