Historial
A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (conhecida por SADC, do seu nome em inglês, Southern Africa Development Community) é a organização sub-regional de integração económica dos países da África austral
É a organização sub-regional de integração económica dos países da África austral.
A SADC é uma comunidade que, embora ainda não produza efeitos significativos à economia dos membros como a UE, é um grande passo para os Estados africanos. Houve grande demora para oficializar a comunidade, e ainda parece haver lentidão numa série de processos, mas o bloco caminha para uma configuração de maior abrangência, com um série de projectos que causarão profundas mudanças aos membros.
II. DESENVOLVIMENTO
Historial da SADC Esta comunidade regional foi estabelecida em Arusha , Tanzania, em 1979 e lançada em 1980 em Lusaka, Zâmbia, como uma Conferência Coord enadora para o Desenvolvimento da África Austral (SADCC). Os estados membros transformaram-na da SADCC para a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral através do Tratado da SADC, em 1992. O secretariado da SADC encontra-se local izado em Gaborone, Botswana. Foi criada em 1980 com o objectivo de incentivar as relações comerciais entre os seus países membros (actualmente com 13 países do sul de África) e criar um mercado comum a médio prazo, tendo como modelo base a União Europeia e alguns aspectos do Mercosul.
A Declaração “Rumo à Comunidade do Desenvolvimento da África Austral” adoptado em Windhoek, Namíbia, a 17 de Agosto de 1992, por Chefes de Estado e Governo dos países membros, apela à todos países e povos da África Austral a desenvolver uma visão de um futuro partilhado e comum, dentro da comunidade regional. O dia da celebração da SADC é 17 de Agosto.
Princípios:
Igualdade para todos;
Solidariedade, paz e segurança;
Direitos humanos, democráticos e legislativos;
Benefícios mútuos;
Estabelecimento calmo de disputas.
Localização