Sistema Endocrino
O sistema nervoso e o sistema endócrino (hormonal) dão as coordenas de interagir todas as funções e atividades do nosso corpo.
Em relação ao crescimento, a composição corporal e desempenho motor de cada indivíduo quando criança e adolescente os sistemas que têm uma ligação mais estreita são o sistema endócrino juntamente com o sistema cardiovascular e respiratório. GUEDES; GUEDES (1997)
Hormônios são substâncias químicas produzidas por células especializadas do corpo, e que atuam sobre outras células, modificando seu metabolismo de maneira específica. Os hormônios são, em geral, moléculas de proteínas ou esteroides. Eles são formados por glândulas chamadas endócrinas ou de secreção interna AMABIS; MARTHO, pág. 302 (1990).
No corpo humano temos alguns tipos de glândulas, sendo elas, endócrina, exócrina e/ou mista. As glândulas endócrinas produzem seus hormônios e lança para dentro de um vaso sanguíneo, já as glândulas exócrinas lança suas secreções para ductos e canais, e por fim, as glândulas mistas têm como exemplo o pâncreas, que apresenta uma porção endócrina que secreta hormônios e outra porção exócrina que secreta suco pancreático no duodeno através do duto pancreático. LAURENCE (2005)
Através da corrente sanguínea os hormônios interagem com as células sobre as quais irão atuar, as glândulas endócrinas lança sua secreção no sangue para que essa interação seja possível. Apenas alguns tipos celulares são capazes de responder á interação dos hormônios presentes no sangue, mesmo que todas as células do corpo sejam atingidas por eles. AMABIS; MARTHO (1990)
6.1 Hipotálamo
O Hipotálamo fica localizado no diencéfalo, é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, faz ligação com o sistema nervoso e endócrino. Atua na produção do Hormônio antidiurético e Ocitocina, lançando-os para a hipófise, onde são armazenados.
Entre as funções do hipotálamo temos também o controle da temperatura corporal, atua no