Sistema digestório
Segundo a professora Ana Paula a função do sitema digestório é fornecer os nutrientes ao organismo em processos como: prensão, mastigação, deglutição, digestão e absorção.
O alimento percorre pelo canal alimentar. A cavidade oral (boca) e a cavidade nasal são divididas pelo palato. Na parte posterior, a cavidade bucal comunica-se com a orofaringe (por onde tanto o ar quanto o alimento passam).
Para o alimento ser direcionado ao esôfago (tubo muscular mediado que se situa posteriormente a laringe e anteriormente a coluna vertebral, que perfura o diafragma) é preciso deglutir, assim, o palato mole é pressionado superiormente para o alimento não entrar na cavidade nasal, ao mesmo tempo a epiglote é direcionada para baixo para fechar a entrada da laringe e finalmente o alimento chega ao esôfago.
Chegando no estômago, situado na cavidade abdominal superior à esquerda, o alimento vai ser armazenado e digerido.
Ao chegar no intestino delgado o alimento é completamente digerido e é onde se tem a maior absorção de substâncias. O duodeno tem forma parecida com a letra C e abraça o pâncreas, é responsável por digestão e absorção de nutrientes, proteínas, caboidratos e gorduras. Já o jejuno e o íleo (alças intestinais) tem como objetivo a absorçõa de água, por terem pequenas diferenças estruturais é difícil a diferenciaçao, podendo chamá-los de jejuno-íleo.
O intestino grosso é responsável pela absorção de água e de minerais. Como podemos visualizar na peça no laboratótio, o intestino grosso apresenta as tênias (fitas), haustos (gominhos) e apêndices omentais (gorduras). Consiste em cécum (onde fica o apêncide vermiforme), cólon ascendente que continua do cécum em direção para cima, cólon transverso que atravessa do lado direito para o lado esquerdo, cólon descendente que desce até o cólon sigmóide onde tem-se a curva e finalmente o reto, chegando ao ânus. O reto, quando cheio, estimula a pessoa ir ao banheiro.
Vale lembrar que, como