Sistema digestório
Através da DIGESTÃO, o organismo submete os alimentos que ingressam do exterior, a uma série de transformação mecânicas e químicas que os tornam aptos para serem absorvidos e assimilados.
O sistema encarregado desta função de nutrição é o DIGESTÓRIO. Consiste, esquematicamente, em um tubo grande que se inicia na boca e termina no ânus.
No seu trajeto forma diversas dilatações e partes diferenciadas, que constituem os distintos órgãos; e no seu interior vertem-se as substâncias encarregadas do ataque químico aos alimentos, produzidas por outros órgãos chamados GLÂNDULAS.
• ÓRGÃOS: BOCA, FARINGE E ESÔFAGO:
A BOCA é uma cavidade situada na parte inferior da face. Os LÁBIOS formam sua parede anterior, limitantes do orifício de entrada; suas paredes laterais, os MAXILARES; o soalho é um órgão muscular dotado de grande mobilidade – a língua; e o CÉU DA BOCA, ou parte superior, o paladar. Na sua parte posterior há uma abertura chamada ISTIMO DAS FAUCES, que comunica a boca com a faringe; em ambos os lados desta abertura acham-se as AMÍGDALAS OU TONSILAS.
No interior da boca existem duas fileiras de peças pequenas, muito duras, os DENTES, fortemente encravadas nas bordas dos dois ossos maxilares. Cada uma das fileiras, superior e inferior, tem 16 peças, no total de 32 dentes.
A boca em toda sua extensão é coberta por uma camada mucosa (mucosa bucal), que ao nível dos dentes chama-se gengiva.
Na boca lança-se um suco digestivo, a saliva, secretado por três pares de glândulas salivares: as parótidas, as sublinguais e as submaxilares. A saliva, ademais da água e outras substâncias, contém um fermento chamado PTIALINA, que atua sobre os hidratos de carbono ou glicídios.
Na boca se efetua a mastigação e a insalivação.
Outros acessórios que ajudam nas manobras mecânicas a cargos dos dentes é a língua, bochechas e lábios, com os movimentos os alimentos os dentes cortam, esgarram e trituram, ao mesmo tempo, que os misturam intimamente com a saliva.