Sistema Digestório
A digestão começa na boca, os dentes trituram os alimentos. Pequenas glândulas sob a língua produzem a saliva para começar a digestão. A saliva também lubrifica os alimentos para facilitar o percurso de 24 horas que vai ser feito pelos 12 metros do aparelho digestivo.
Os músculos se contraem em ondas para criar os movimentos peristálticos que serve para empurrar o bolo alimentar para frente. As contrações são tão poderosas que seriamos capazes que comer até de cabeça para baixo.
O estomago é reservatório com paredes musculares que se contraem para transformar os alimentos em líquidos, com a ajuda do suco gástrico que é muito ácido e corrosivo, tanto que as paredes do estomago precisa se proteger com uma camada de acido clorídrico e muco pegajoso, sem essa proteção surgiriam as ulceras.
Cerca de 2 a 6 horas mais tarde o estomago espreme a comida pelo piloro que o separa do duodeno. O duodeno é a primeira porção dos 6 metros que constitui o intestino delgado, onde serão absorvidos os principais nutrientes.
O primeiro passo é dado pelo pâncreas que produz o suco que neutraliza o acido do estomago.
O fígado é o maior órgão do corpo com muitas funções. Ele produz 1 litro de bile por dia. A bile transforma as gorduras em gotas pequenas.
Os vilos aumentam a superfície do intestino para facilitar a absorção dos nutrientes. Depois de mais ou menos 6 horas o intestino já absorveu os nutrientes e as sobras vão para o intestino grosso através da válvula ileocecal, essa válvula impede que os alimentos voltem pelo caminho contrario.
A principal função do intestino grosso é absorver água. O que sobra são os restos alimentares, células mortas e bilhões de bactérias. As bactérias do intestino grosso não causam danos. Pelo contrario, são muito importantes porque ajudam a produzir algumas vitaminas.
Depois de 24 horas o corpo elimina o que sobrou da digestão.