Sistema Digestório biologia total
SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO
Podemos entender o sistema digestório humano como um longo tubo compreendendo diversos segmentos, que vão da boca ao ânus. Os segmentos ou órgãos do sistema são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado (constituído de jejuno e íleo), intestino grosso (constituído de ceco, colo e reto).
A esse tubo estão anexos alguns órgãos como glândulas salivares, língua, dentes, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
Movimento peristáltico no esôfago
O estômago é um órgão de paredes musculosas
(com musculatura lisa) em forma de bolsa, cuja mucosa é dotada de numerosas células de atividade secretora.
Algumas delas produzem o suco gástrico (pepsina + ácido clorídrico) que atua na digestão das proteínas.
Outras células produzem a mucina gástrica, uma glicoproteína gelatinosa que reveste a mucosa do estômago, impedindo que o próprio suco gástrico possa agir sobre ele. Outras células ainda produzem um hormônio - a gastrina - que, lançado no sangue, estimula a produção do suco gástrico desencadeando a ação digestiva do estômago. Ao final da digestão no estômago, o bolo alimentar se mostra como uma papa espumosa e esbranquiçada que se dá o nome de quimo. Aparelho Digestório Humano
OS ÓRGÃOS DO SISTEMA DIGESTÓRIO
HUMANO
Na boca ocorrem as primeiras etapas do processo digestivo: a mastigação e insalivação e o início da digestão química dos carboidratos pela ação da ptialina ou amilase salivar - que desdobra as moléculas de amido em maltose.
Uma vez deglutido, o alimento desce pela faringe e daí pelo esôfago em função do peristaltismo desse conduto. A faringe pertence ao mesmo tempo aos sistemas digestório e respiratório. O esôfago mostra-se como um canal longo, que percorre verticalmente o tórax, atravessa o diafragma e vai abrir-se no estômago.
Estômago (estrutura externa e interna)
O duodeno é a primeira porção do intestino delgado. A presença do quimo, ainda bastante ácido no
seu