SISTEMA DIGESTORIO
Nós seres humanos para vivermos, crescermos e mantermos as atividades do nosso organismo em bom funcionamento, precisamos utilizar bastante energia. E essa energia é gerada a partir da ingestão de alimentos, que através do processo chamado digestão os alimentos são transformados em compostos simples e depois absorvidos pelo organismo.
O sistema digestório como já foi citado acima, destina-se ao aproveitamento pelo organismo, dos nutrientes retirados dos alimentos e também o transporte dos alimentos e eliminação dos resíduos alimentares não absorvidos pelo organismo.
A digestão dos alimentos é realizada através de fenômenos físicos e químicos, tais como a mastigação, deglutição, peristaltismo, ação da bile, insalivação, quimificação e liquificação que ocorrem ao longo do tubo digestório com a ajuda de vários órgãos.
O sistema digestório é composto pelo tubo digestório (composto pela boca, pela faringe, pelo esôfago, pelo intestino delgado, pelo intestino grosso, reto e ânus) e órgãos anexos (glândulas salivares, pâncreas, fígado e vesícula biliar).
FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DIGESTÓRIO
BOCA
Órgão inicial do tubo digestório, onde os alimentos serão cortados, prendidos e triturados pelos dentes, misturados com saliva (que é produzida pelas glândulas salivares) e movimentados pela língua até a faringe.
É na boca que começa a digestão do amido sobre a ação da ptialina, enzima responsável por transformar o amido em um dissacarídeo (maltose). É interessante destacar que a ptialina age em meio neutro, ou seja, o ph da boca é de 6,5 a 7,0. Pois, se o ph da boca for ácido, pode favorecer o surgimento de cáries ou se o ph for alcalino pode favorecer o surgimento de tártaro.
Após a mastigação e salivação, forma-se o bolo alimentar, que é deglutido.
FARINGE
Órgão que faz ligação entre a boca e o esôfago, a faringe é responsável pela circulação dos alimentos e do ar. Nela está à epiglote que realiza essa dupla função controlando a entrada de