A DIVERSIFICAÇÃO DA ANTIGUIDADE PARA A MODERNIDADE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTORICOS E TEORICOS
MAIANE JULIANA ANIZ OLIVEIRA – 411429
MARIA LAURA DE CARVALHO ROSA OLIVEIRA – 418145
SILVANA RIBEIRO DA SILVA - 7599642566
SONIA MARLY DE SOUZA ANIZ OLIVEIRA – 411428
VITORIA REGIA CORDEIRO DEWILSON OLIVEIRA – 412323
COMO MUDAR AS QUESTÕES SOCIAIS NO BRASIL
ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
JUAZEIRO BA
2013
QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
A “expressão “questão social’’, tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção’’, segundo Netto (2001 p.42).
O filme Tempos Modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. Retrata a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital, explorado e perseguido por suas ideias "subversivas". Com a chegada das máquinas, a falta de emprego e consequentemente, a fome e falta de moradia. Trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Que apesar dessas questões terem acontecido há certo tempo atrás, ainda são decorrentes nos dias atuais.
A luta de classes se radicalizou, crescendo a consciência política e organização do operariado, onde o Partido Comunista, apesar de pequeno, conseguiu mobilizar importantes setores da classe trabalhadora. Para combater o desemprego, foi reduzida a semana de