sistema digestorio
O esôfago é um tubo muscular que liga a faringe ao estomago. A porção cervical do esôfago e compreende 1/5 do seu comprimento total e começa na junção faringo-esofágico ao nível da 6ª vértebra cervical. O esôfago torácico sendo a maior parte deste, situa-se ventralmente a à coluna vertebral e dorsalmente a traquéia estando próximo da aorta. O esôfago abdominal sendo a mais caudal, situa-se do esfíncter esofágico até a porção mais proximal do estômago ou parte cárdica sendo a menor de suas partes.
8)A faringe é parte integrante do sistema respiratório e se divide em orofaringe e laringofaringe. A orofaringe se estende dos arcos palatoglossos à parte posterior da faringe no sentido antero-posterior e a laringofaringe anteriormente apresenta a entrada ou ádito da laringe e o dorso ds cartilagens aritenóide e cricóide (o ádito da faringe está limitado pela epiglote e por duas pregas Ari-epiglóticas). A parte nasal superior da faringe se comunica com a cavidade nasal através das coanas e bucal através da cavidade bucal propriamente dita ou seja, pela abertura denominada de istmo da garganta ou das fauces. A parte laríngica inferior posteriormente, é continuada com limites imprecisos até o esôfago. Na parede lateral nasal da faringe, apresenta-se o óstio faríngico da tuba auditiva em fenda que marca e desembocadura da tuba auditiva na faringe. Sendo este, responsável pela comunicação da parte nasal à cavidade timpânica do ouvido médio situada no osso temporal e responsável pela pressão do ar externo na cavidade timpânica.
4)
A boca é a parte inicial do sistema digestório responsável pelo esmagamento dos alimentos e início da absorção dos nutrientes. A boca fica situada na parte frontal inferior da cabeça e sendo limitada anteriormente pelos lábios, posteriormente pela parte bucal da faringe através de uma região estreitada, o istmo das fauces. Superiormente pelo palato, inferiormente por músculos do assoalho e lateralmente pelas bochechas. Ainda nesta