SISTEMA DIGESTORIO
Sua função é obter, a partir dos alimentos ingeridos, as moléculas necessárias para a manutenção, o crescimento, e as demais necessidades energéticas do organismo. Moléculas grandes como carboidratos complexos, ácidos nucleicos, proteínas e lipídeos são quebrados em moléculas menores, que são facilmente absorvidas através do revestimento do trato digestivo, principalmente no intestino delgado.
A primeira etapa do processo de digestão ocorre na boca, onde o alimento é umedecido pela saliva e triturado pelos dentes, formando pedaços menores. A saliva também inicia a digestão de carboidratos. O processo continua no estomago e intestino delgado, onde o alimento transformado em seus componentes básicos (aminoácidos, monossacarídeos, monoglicerideos, ácidos graxos livres...) é absorvido. A absorção de água ocorre no intestino grosso, tornando semissólido o conteúdo luminal que não foi totalmente digerido.
ESTRUTURA GERAL DO TRATO DIGESTIVO
Todos os componentes apresentam certas características estruturais em comum. Trata-se de um tubo oco composto por um lúmen, circundado por uma parede formada por 4 camadas distintas: MUCOSA, SUBMUCOSA, MUSCULAR E SEROSA.
A camada MUCOSA é composta por: um revestimento epitelial (promover uma barreira seletivamente permeável entre o conteúdo do lúmen e os tecidos do organismo, facilitar o transporte e a digestão do alimento, promover a absorção dos produtos, produzir hormônios que regularizam a atividade do sistema digestivo, além de que algumas células nesta camada produzem muco para a lubrificação e proteção), uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos e células musculares lisas (zona rica em macrófagos e células linfoide – complexo SIgA protege contra invasões virais e bacterianas) , uma muscular da mucosa que separa a camada mucosa da submucosa (aumenta o contato da mucosa com o alimento – células musculares lisas – as contrações da camada