sistema digestivo
FÍGADO
1) HISTOLOGIA O Fígado é a maior glândula do corpo e o segundo maior órgão, depois do tegumento. Possui funções endócrina e exócrina, sendo considerado, portanto, uma glândula mista. Encontra-se situado na cavidade abdominal, abaixo do diafragma. Recebe a maior parte do seu sangue (aproximadamente 70%) da veia porta e uma porção menor da artéria hepática.
1) LÓBULO HEPÁTICO: Massa poliédrica de tecido hepático, delimitado por uma linha imaginária unindo os espaços Porta em torno de uma veia centro-lobular. No lóbulo, as células hepáticas ou hepatócitos dispõem-se em placas orientadas radialmente, dispostas em uma só camada, a partir da veia centro-lobular.
2) ESPAÇO PORTA: Em algumas regiões, os lóbulos ficam separados por vaso e tecido conjuntivo. São as regiões que ocupam os cantos do s poliedros. Estes espaços costumam conter: um ramo da veia porta; um ramo da artéria hepática; um ducto biliar ( com epitálio cúbico simples)
3) HEPATÓCITOS: células poligonais, dispostas em cordões celulares, medindo 20-30m de diâmetro, de citoplasma granuloso, basófilo, com um núcleo central, arredondado, de cromatina frouxa, com 1 ou 2 nucléolos bem evidentes. Suas superfícies estão em contato: com a parede dos capilares sinusóides através do espaço de Disse; com a parede de outro hepatócito adjacente, mas limitando com essa célula um espaço virtual, tubular: o canalículo biliar .
4) CANALÍCULOS BILIARES são, portanto, espaços tubulares formados por hepatócitos adjacentes. Não têm paredes próprias: sua parede é formada pela membrana dos hepatócitos. Recebem a bile produzida pelos hepatócitos.
5) ESPAÇO DISSE: estreito espaço que separa a perede dos capilares sinusóides dos hepatócitos.
6) CAPILARES SINUSÓIDES: Formam uma extensa rede entre placas adjacentes de hepatócitos. Apresenta-se envolto por um delicado arcabouço de fibras reticulares. Os sinusóides hepáticos são capilares de paredes revestidas por 2 tipos