sistema digestivo
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
Michelle Fernandes
CONCEPÇÃO DE SAUDE E DOENÇA PARA TRABALHADORES DE CIRCO
JOÃO PESSOA
2013
METODOLOGIA
O trabalho a seguir segue o âmbito qualitativo, transversal e foi realizado através de uma entrevista com trabalhadores do Le Circe de ambos os sexos com a idade acima de 18 anos.
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir procura esclarecer qual a ideia de saúde e doença tida pelos adeptos à cultura do circo.
Segundo Batista
A cultura é tudo que o ser humano elabora e produz, simbólica e materialmente falando. Por sua vez, na dimensão sociológica da cultura referem-se a um conjunto diversificado de demandas profissionais, institucionais, políticas e econômicas, tendo, portanto, visibilidade em si própria. (p.3)
Esses artistas passam a maioria do seu tempo em casas improvisadas viajando e fazendo a alegria das pessoas.
Moreira Fernanda
A vida do circo traz por atrás do ilusionismo e da magia, uma realidade dura e fora do comum, jovens e famílias que se submetem a fazer da sua arte a felicidade alheia, para assim, terem seu ganha pão.
Diferente dos trabalhos convencionais remunerados o circo é um dos tipos de emprego que dinamizam a vida de seus participantes. Ora estão em uma cidade, ora em outra, uma legítima vida de cigano. E, não se sabe o que vem pelo futuro, seja ele um futuro mais longínquo, ou seja, um futuro mais próximo, como o amanhã.
Expectativas, dúvidas, incertezas e alegrias são palavras ativas na vida dessas pessoas que driblam suas dificuldades com criatividade. (2013, p.1).
1.0-Entrevista
Durante essas entrevistas nos tivemos a oportunidade de conversar com eles e saber um pouco mais sobre o consentimento de saúde e doença pertencente a cada um, a seguir serão apresentados às