Sistema de transporte nos animais
A existência de sistemas de transporte garantem a chegada rápida de substâncias às células e a remoção eficiente dos produtos resultantes do metabolismo.
Os sistemas de transporte relacionam-se com o grau de complexidade que os animais apresentam.
Os sistemas de transporte relacionam-se com o grau de complexidade que os animais apresentam, deste modo: Aberto
Sistema de transporte Fechado
Simples
Circulação
Incompleta Dupla Completa
Em muitos invertebrados, incluindo moluscos e artrópodes , existe um sistema de transporte aberto , assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as lacunas, fluindo directamente para as células. Neste tipo de sistema não há distinção entre o sangue e o fluído intersticial.
As minhocas e outros animais como a lula , o polvo e os animais vertebrados , têm sistema circulatório fechado , ou seja, todo o percurso do sangue faz se dentro de vasos , mantendo-se a diferença ente sangue e fluído intersticial.
Transporte nos vertebrados:
Os vertebrados apresentam algumas diferenças entre si relativamente ao número de cavidades do coração e aos vasos que a ele estão diretamente ligados. Independentemente de todas as diferenças , em todos os vertebrados o sangue , circulando em veias, chega ás aurículas e passa para os ventrículos , de onde sai para as diferentes partes do corpo circulando em artérias.
Circulação simples- no decurso de uma circulação completa o sangue passa só uma vez no coração.
Circulação dupla- neste tipo de circulação, o sangue percorre dois circuitos diferentes, passando em cada um destes circuitos pelos. - circulação pulmonar: o sangue venoso sai do coração , vai aos pulmões onde é oxigenado , e regressa á aurícula esquerda pelas veias pulmonares.
- circulação sistémica- o sangue arterial sai do coração, dirige-se para todos os