Sistema de processamento de transações
1. Introdução
O Sistema de Processamento de Transação (SPT), é um sistema que dá suporte para atividades, como o monitoramento das funções diárias da empresa, como o controle de estoque, sistema de cobrança e pagamento de contas, contabilidade, atendimento ao cliente, folha de pagamento e mais.
2. Características de um SPT
Cada transação do SPT requer:
Geração de documentos e relatórios
Processamento e armazenamento
Entrada e alimentação de dados
3. Objetivos do SPT
Desde que o SPT passou a ser um trabalho computadorizado ao invés de manual, as empresas não se veem mais sem esse tipo de ferramenta. As organizações dentre seus vários objetivos, esperam com o SPT:
Processar os dados gerados por transações: ele processa, captura e armazena transações gerando grande variedade de documentos com relação às atividades do dia a dia de uma empresa.
Manter alto grau de precisão: é feita a verificação com exatidão tanto por pessoas quanto por sistemas. Antes do início das transações, várias pessoas conferem e verificam todas as entradas para assegurar a real situação do negócio, impossibilitando erros de processamento.
Assegurar a integridade dos dados e da informação: checa informações exatas e atuais antes de serem armazenadas.
Produzir documentos e relatórios em tempo: os sistemas manuais podem levar dias, semanas e até meses, mas os SPT conseguiram reduzir o tempo de resposta
Aumento da eficiência do trabalho: este trabalho hoje em dia é feito por terminais de processamento.
Tipos de Aplicações do Processamento de transações:
Controle de estoque: Responsável por controlar produtos armazenados de uma empresa, também é de sua responsabilidade o controle da movimentação desses produtos (entrada e saída) e outras funcionalidades dependendo do tipo de estoque;
Logística: O objetivo principal da logística é o de “colocar o produto certo, na hora certa, no