Sistemas de processamento de transações (SPT)
Sistemas de processamento de transações (SPT)
Os Sistemas de Processamento de Transação (SPTs) são sistemas de suporte para atividades do dia a dia da organização que servem a nível operacional como monitoramento das atividades diárias ou normais de uma empresa, controle de estoque, contabilidade, sistemas de cobrança e pagamento de contas, folha de pagamento, atendimento a clientes, fluxo de materiais, entre outros.
É o mais antigo tipo de sistema de informação e tem como principal objetivo responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações através da organização. Os SPTs capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Uma transação consiste na troca de valores que afetam a lucratividade ou o ganho global de uma organização. O SPT pode ser considerado o centro do sistema da empresa, apoiando a realização e monitorando as negociações.
As atividades do SPT compreendem a:
Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados ou informações;
Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição...
Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados;
Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador.
Sistemas de Trabalho do Conhecimento e de Automação de Escritório (STC e SAE)
A necessidade do nível de conhecimento da empresa é suprida pelos sistemas de trabalho do conhecimento e de automação de escritório. Segundo BATISTA (2004, p. 24), a definição que se aplica ao STC e SAE é descrita da seguinte forma: “... toda e qualquer tecnologia de informação que possui como objetivo principal aumentar a produtividade pessoal dos trabalhadores que manipulam as informações de escritório”. LAUDON e LAUDON (2001, p. 33) também definem: “os sistemas de automação de escritório (SAE) são aplicações de informática projetadas para aumentar a produtividade dos trabalhadores de dados, dando