Sistema de Processamento de transações
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DIEGO LIMA BARRETO
SISTEMAS DE PROCESSAMENTO TRANSACIONAL
CARIACICA
2014
Introdução
Os sistemas empresariais são ferramentas que auxiliam os gerentes a administrar uma empresa. Gerentes operacionais precisam de sistemas que monitorem as transações e atividades básicas da organização, como vendas, recebimentos, entradas de dinheiro, folhas de pagamento, decisões de crédito ou o fluxo de materiais numa fábrica. Sistemas de processamento transacional fornecem esse tipo de informação.
Um sistema de processamento de transições “é um sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa, tais como o registro de pedidos de venda e o sistema de reservas de hotel” (Laudon, 2007, p 47)
Desenvolvimento
“Sistemas de processamento de transação são um exemplo importante de sistemas de suporte de operações que registram e processam dados que resultam de transações de negócios” (O’Brien, 2013, p 12). Uma transação consiste na troca de valores que afetam a lucratividade ou o ganho global da empresa. O sistema de processamento de transação também conhecido pela sigla SPT ou TPS pode ser considerado o centro do sistema da empresa, apoiando a realização e monitorando as negociações.
As atividades do SPT também conhecidas por ciclo de processamento de transações são:
Entrada ou coleta de dados: consiste na entrada dos dados ou informações podendo ser por meio manual ou automático. O registro e a edição adequada de dados de forma rápida e eficiente é um dos principais desafios do planejamento dos sistemas de informação.
Processamento ou manipulação de transações: há dois modos básicos de processamentos dos dados adquiridos por esse sistema o processamento em lote e o processamento em tempo real. No primeiro há uma acumulação dos dados durante um período de tempo e periodicamente esses dados